terça-feira, 10 de março de 2015

ESTAÇÃO DE TRABALHO

Uma das maiores virtudes do profissional marceneiro é sem dúvida, a organização do local de trabalho. 
Quantas vezes me irritei procurando pelo martelo que estava na minha mão a menos de um minuto atrás e não consegui achá-lo. Fico rodando pela marcenaria para lá e para cá, coçando a cabeça, procurando pelo dito cujo.
Este tipo de situação só acaba com treinamento, lendo livros de auto-ajuda, consultando um psicólogo ou recorrendo a São Longuinho.
Por hora, resolvi construir uma pequena estação de trabalho para tentar me organizar.
Trata-se nada mais, nada menos do que um carrinho sobre rodas onde são colocadas as ferramentas e materiais usados com frequência (parafusos, pregos, arruelas, brocas etc...)
Vejam o resultado nas fotos a seguir. Leiam a descrição de cada uma delas.

De um antigo armário de cozinha, retirei as portas e dobradiças e a parte traseira do móvel.

Retirei também os pés e coloquei pés redondos, ou seja, rodízios de cadeiras de escritório, que são feitos de plástico muito resistentes.

Apliquei-os sobre uma pequena base de madeira maciça. Usei cola e parafusos para que ficassem bem firmes.

A estrutura, ainda frágil da foto,  deve ser reforçada para que aguente aos puxões, empurrões, esbarrões, bancadas, etc. 

Após colocação da bandeja superior e da prateleira divisória, a estrutura se reforça, com a aplicação de cantoneiras e parafusos.

Assim fica mais fácil movimentar as ferramentas para qualquer lugar, empurrando todas as ferramentas. Observe na foto que a serra de bancada também possui rodízios.

A colocação dos acessórios devem ser bem estudados, para que fiquem à mão quando necessários, em local que não atrapalhe a circulação. Procurei colocar os menos usados em posições mais baixas.

Na bandeja superior coloquei as caixas de brocas forstner e fresas de tupia, organizador com parafusos, caixa grande de ferramentas e caixa com vários acessórios.

Abaixo, ficarão as máquinas mais pesadas. Um pequeno compressor de ar, tupia laminadora, furadeira.

As laterais devem ser usadas também. Uma caixa com parafusos, trena, martelo, esquadro, etc.

A organização da estação de trabalho deve ser feita de acordo com a necessidade de cada marceneiro. Aqui estão apenas algumas idéias de arrumação. As modificações serão frequentes caso você não tome uma decisão acertada.

Pequenas caixas de madeira para guardar as máquinas portáteis de uso frequente e instalação de tomadas e de iluminação na parte inferior, pode ser uma boa idéia.

Será que agora a coisa vai melhorar? Se a estação de trabalho não resolver meu problema, terei que consultar um psiquiatra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO.