terça-feira, 21 de outubro de 2014

BANQUETA DE CARPINTEIRO

Visite para detalhes http://www.hiperbasico.com.br/2014/09/
deliart-e-triptyque-trazem-novidades-
em.html
Estava lendo algumas notícias no meu smartphone quando me deparei com uma peça interessante. (Visite para detalhes http://www.hiperbasico.com.br/2014/09/
deliart-e-triptyque-trazem-novidades-em.html).  Se trata de uma cadeira confeccionada por carpinteiros com restos de madeira utilizada na construção civil e redesenhada por designers. 
Estes profissionais fazem estas cadeiras para tirarem aquele tradicional cochilo após o almoço.
Apesar de simples, este pequeno móvel tem um design muito bonito e como peça de decoração ele impressiona. 
Material reaproveitado para este projeto
Como eu tinha algum material para ser reaproveitado em casa resolvi copiar a obra. O material que utilizei vieram de tabuas de pinus. (Ver postagem anterior deste blog em http://shark-arts.blogspot.com.br/2014/10/reaproveitamento-de-tabuas-de-obra.html)

Seria muito interessante porém, se eu desse a esse estilo um toque pessoal. Então resolvi modificar o projeto e torná-lo um pouco mais confortável e o resultado está nas fotos abaixo. Ainda não fiz a pintura. Veja as modificações e dê sua opinião. Qual a cor devo utilizar?





REAPROVEITAMENTO DE TÁBUAS DE OBRA

As tábuas que deverâo ser limpas
No período das minhas férias resolvi fazer uma limpeza geral na minha casa, principalmente na laje, onde fica a marcenaria. Encontrei algumas tábuas de pinus utilizadas numa pequena obra que fiz. Elas realmente estavam em estado precário, com muito cimento grudado, muitos pregos enferrujados, mas estavam bem alinhadas, o que me deu uma certa esperança.
Ferramentas de proteção (EPIs) e limpeza
Após retirar todos os pregos, me preparei para a limpeza das peças.
Para me proteger, usei luvas, óculos de proteção, um borrifador de água, uma escova de aço e uma esmerilhadeira com disco especial de lixas sobrepostas, que efetuaram boa limpeza sem detonar muito a madeira.
Com uma espátula retirei todo o excesso de cimento. Para não levantar muita poeira, borrifei água sobre a superfície e esfreguei a escova de aço no sentido dos veios da madeira, deixando-a 70% limpas. 

O resto do processo eu completei com a esmerilhadeira.




Consegui limpar 6 tábuas e me sentei para apreciá-las e pensar como eu iria aproveitá-las. A limpeza da casa foi adiada...

sábado, 18 de outubro de 2014

BANCO BAÚ - BAÚ DE BRINQUEDOS

  No meu primeiro dia de férias, como já tinha programado este momento anteriormente, resolvi colocar algumas idéias novas em prática.
Para tentar fugir da rotina da marcenaria, andei lendo alguma coisa sobre o cultivo de hortaliças e me deparei com uma dúvida...  As hortaliças devem ser plantadas em vasos de mais ou menos 1m de comprimento por 0,40m de largura e 0,20 de altura (1,00 x 0,40 x 0,20) .
Estes vasos são caros e quase desisti do novo hobby, quando uma luz brilhou na minha cabeça e me disse...
- Porque que você não constrói um vaso com os restos de madeira de obra que você está há muito tempo querendo se livrar???
Mais marcenaria deverá ser executada.
O curioso disto tudo é que ontem um colega de trabalho da loja de material elétrico em que trabalhamos me ofereceu de graça duas namoradeiras com braços e encosto em cerejeira escura, e com assentos muito desgastados e empoeirados, que deveriam ser trocados imediatamente.
As peças são lindas e resolvi desmontar uma delas para estudar a estrutura do móvel.
Retirei os braços, o encosto e toda capa e espumas. 
Me deparei em seu interior apenas com um caixote com as seguintes medidas:
1 metro de comprimento;
64 centímetros de largura;
37 centímetros de altura, sem os pés.
Aqui o pequeno sofá com dois
lugares em péssimo estado
Meu problema com a caixa de hortaliças estava solucionado. Eu iria matar dois coelhos com uma martelada só.
Meti as mãos à obra.
Dona Vilma (a esposa) notou o esforço que eu estava fazendo na minha nova empreitada e quando notou o tamanho do caixotão a que tanto me dedicava disse em voz e empolgação de pregador de igreja evangélica:

- Até que enfim você vai fazer aquele banco baú para os brinquedos das crianças!!!

O caixotão já preparado e pintado.
Não tive como negar a boa idéia e pus mãos  à obra.
Após a retirada de todos os grampos e pregos, tapei todos os buracos com massa branca (própria para madeira) e após secagem lixei toda a peça.
Pintei com tinta látex comum na proporção de 1/1 (tinta/água), mas de boa qualidade usando um pequeno rolinho de 3" de largura ( três polegadas).
Após secagem, lixei toda a peça com lixa 100 com lixadeira elétrica treme-treme, 
Neste momento, novos pequenos defeitos aparecem nos compensados e foi necessário aplicar outra demão de tinta na seguinte proporção:
1 parte de tinta: 1 parte de massa para madeira e pequena quantidade de água, o suficiente para formar uma massa que possa ser aplicada com um rolinho por toda a peça.
Depois que secou, mais lixadeira treme-treme com lixa grão 60 e depois grão 100. Desta feita a peça ficou bem lisa e minha mão dormente de tanto tremer. (Preço que se paga pelo reaproveitamento de materiais grátis).
Aqui a peça já pronta.
Valeu à pena todo este trabalho.
Uma grande tampa e o interior cheio de brinquedos.

Agora os brinquedos das crianças não ficam mais espalhados pelo chão.