domingo, 10 de novembro de 2013

TABULEIRO DE GAMÃO GIGANTE

Há muito tempo que eu queria fazer um tabuleiro de Gamão e aproveitando os pequenos intervalos noturnos que tenho e sobras de materiais resolvi fazer logo um gigante. 

Meu primeiro passo foi aproveitar um pedaço de MDF branco de 12mm de espessura para cortar as pedras através de um processo simples: uma furadeira e uma serra copo.


 As peças ficaram com quase 5 cm de largura. Para que não ficassem com aquele furo central da guia da serra copo colei pequenas cavilhas para tapar o buraco.

O jogo de Gamão é composto de 30 pedras sendo 15 de cada cor. A pintura das peças foi feita com tinta PVA para artesanato que sobraram dos Aviõezinhos de Madeira.

Após o corte das peças fiz os cálculos do tamanho do tabuleiro em uma folha de papel.
As dimensões ficarem em 76 cm x 58 cm e com 4 cm de altura. O campo de jogo ficou com 30 cm de largura cada 1/4 do tabuleiro.

Após os cálculos, comprei uma folha de cortiça para forrar o fundo do tabuleiro. 




Cortei a cortiça em 4 campos de 30x20 cm e refiz os cálculos. A parte central seria coberta com outro material, já que seriam pintadas todas as partes.


Cortei o fundo do tabuleiro de placa de MDF de 9mm que me foi doada pelo comércio local, que era um mostruário de produtos elétricos e estava preparada para ir pro lixo.


Seguindo as linhas desenhadas antecipadamente no corte da tábua, calculei as medidas das divisórias do tabuleiro e fiz os cortes.


Utilizando cola de contato (cola de sapateiro) colei as cortiças nos quatro cantos, antes de colocar as divisórias, para que estas escondessem as falhas de cortes da cortiça.


Antes, também, colei um pedaço de duratex nas partes que a cortiça não tapou.




As divisórias foram coladas entre si utilizando-se pequenas juntas entre elas para que ficassem mais robustas e firmes, conforme figura ao lado.


Na figura ao lado, o tabuleiro já montado, esperando acabamento e pintura. As figuras seguintes foram a minha primeira tentativa de pintura das casas do jogo.
Infelizmente foi uma tentativa frustrada pois marquei as cortiças com caneta e a tinta disponível não cobriam os riscos de caneta. Vejam as fotos do desastre causado.


 

 


Então resolvi cortar as casas antes de colá-las. Utilizei E.V.A. para o acabamento.




Primeiro colei as casas e depois colei a faixa central.




E aqui o grande tabuleiro já pintado e em uso. Minha netinha de 8 anos ficou maravilhada pela beleza atrativa e o colorido do tabuleiro e foi minha primeira adversária após uma pequena aula. 
Fico à disposição de todos que tiverem dúvidas sobre a construção deste tabuleiro e também dos que tiverem interessados em me desafiar para uma partida. 
     Envie seus comentário. 
     Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO.