domingo, 22 de maio de 2011

COMPENSADO

E um produto semimanufaturado que consiste na superposição, por colagem, de várias folhas finas de madeira descascadas, dispostas alternadamente, de modo que as fibras de uma se cruzem ou fiquem a 90° com as fibras da outra.

O compensado é composto de número ímpar de laminas, para que as faces tenham as fibras no mesmo sentido. 

Os compensados se apresentam em dois tipos: lamicerne, quando a chapa e feita de varias folhas com espessura de 1 mm a 3 mm (fig. 1) e multicerne ou de miolo, quando e fabricado em 3 camadas (fig. 2).
O centro apresenta  aspecto de uma chapa feita de ripas coladas em junta seca e as duas faces são contraplacadas com folhas descascadas cuja espessura corresponde, a 1/10 do miolo.
























O compensado ganhou rapidamente seu lugar na industria de m6veis, dadas as suas vantagens sobre a madeira maciça.

Pode ser utilizado imediatamente ap6s ter sido fabricado, pois esta relativamente seco. Permite fácil e rápida execução de grandes superficies, dadas as suas amplas dimens6es. E resistente ao fendilhamento e não e sujeito a grandes contrações, apresentando tambem, uma superfície plana, o que permite seu uso nos folheados.

Os compensados são encontrados no comercio, em chapas com as seguintes medidas: 160 x 160cm e 220cm x 160cm. 

Os Lamicernes tem as seguintes espessuras: 3mm, 5mm, 6mm, 8mm, 10mm, 12mm, 15mm, 18mm, 20mm, 22mm e 25mm e os Multicernes 15mm, 20mm e 25mm.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA SEU COMENTÁRIO.